Métodos de identificação dos
Índices de Refração e de Absorção

O índice de refração complexo, cujas partes: real e imaginária são o índice de refração simples n e o índice de absorção k respectivamente, é a propriedade óptica chave para o cálculo da transferência radiativa em meios dispersores como também nos não-dispersores. É uma propriedade intrínseca do material.

Nos modelos (analíticos ou numéricos) de transferência radiativa que predizem as propriedades radiativas globais de arranjos multicamadas, o índice de refração complexo do material de cada camada é dado de entrada. Sendo o índice de refração complexo conhecido com precisão, pode-se estender o cálculo da transmitância, reflectância e emitância para diferentes arranjos (espessuras e ângulos de incidência diferentes), nos quais se utilizem os mesmos materiais. Para o referido cálculo, parâmetros de forma como a espessura das camadas devem ser conhecidos com precisão.

Os métodos de identificação do índice de refração complexo, dependendo do modelo de transferência radiativa escolhido, necessitam de certas propriedades radiativas globais, cujos valores são obtidos experimentalmente.

O LMPT tem desenvolvido métodos de identificação do índice de refração complexo de materiais semitransparentes planos não-dispersores, baseados na espectrofotometria. O método espectral consiste em derivar n e k de diferentes medições da transmitância, reflectância ou emitância (ou para diferentes espessuras) em um mesmo comprimento de onda.

Método de identificação R x T baseado no modelo matricial de transferência

Propriedades radiativas espectrais

Métodos de medição: radiométricos e calorimétricos

Métodos de identificação dos índices de refração e de absorção

  Método de identificação R x T baseado no modelo matricial de transferência

 

 

 
 
Labortório de Meios Porosos e Propriedades Termofísicas
Campus Universitário - Trindade
Florianópolis - Santa catarina - Brasil - CEP 88040-900 - P.O. Box 476
Fone: (0--48) 331-9851